Subscribe
Youtube
Heart
terça-feira, 27 de outubro de 2009

Quando as mudanças acontecem


"Passa á macedónia e ajuda-nos".
Actos 16:9

Quando as mudanças acontecem.
Reflectiremos sobre 4 pressupostos básicos do tema em questão:

1. As mudanças devem acontecer, é um processo natural.Quem não estiver disposto a aceitar mudanças não está disposto a vencer os desafios.
O ser humano tem a tendência de se adaptar facilmente ao meio, ao mesmo tempo se limitar ao mesmo. As mudanças devem acontecer porque fazem parte do processo de desenvolvimento e crescimento do ser humano.Descobrimos em cada mudança novos caminhos, novos horizontes, novas metas e o alcance de novos objectivos.Da ultima vez que estive no Brasil a titulo de trabalho e estudo, aconteceram quatro mudanças geográficas no meu percurso de estudante e pregador, Deus me deu a chance de experimentar em cada uma delas novo sabor do seu amor e novas delicias da sua provisão, as aceitei como vontade de Deus e assim recebi Dele a sua aprovação.

2. Quebramos paradigmas quando aceitamos as mudanças.
Quando aceitamos as mudanças quebramos paradigmas. Quem não estiver disposto a mudar não está disposto a crescer, quem para de mudar hoje para de crescer amanhã. Um dos empecilhos á mudança é o apego ao conforto e uma visão limitada das possibilidades que a vida nos apresenta.Paulo na sua vida missionaria e apostólica atingiu proezas que nenhum outro apostolo conseguiu, implantou 13 igrejas e foi o maior plantador de igreja da era apostólica.Isso aconteceu porque estava disposto a aceitar mudanças que o próprio Deus lhe proponha. Quando fixamos a nossa mente só numa direcção é perigoso, ficamos confinados apenas naquilo que consideramos ser a nossa única saída e porto seguro.Para o servo de Deus não existe porto seguro, existe sim o lugar onde Deus nos leva e nos supre a cada instante.

3. Com as mudanças Deus nos dá novas possibilidades e abrirá novas portas.
Estou lendo o livro, "Uma Igreja com Propósitos" do autor Rick Warrem, é um dos pastores com maior notoriedade no mundo evangélico actualmente, já escreveu vários livros com expressão assustadora. O que não sabemos é que Rick Warrem começou a sua igreja com duas famílias, teve que mudar de lugar 79 vezes até conseguir um espaço próprio para atender tanta demanda, hoje é conhecido como o maior especialista na área de crescimento de igreja. Quando menos esperamos Deus nos dá a chance de provarmos novos sabores e atingirmos grandes metas através de uma atitude flexível á mudança. Todos os grandes homens da história adoptaram uma postura aberta á mudança e obtiveram grandes proezas. Um exemplo muito conhecido é o de Martinho Lutero, quando percebeu que o caminho a sua frente era mudar de atitude e aceitar novos desafios, é claro que cada mudança implica em aceitar novos desafios, para Martinho Lutero se tratava de algo muito além que poderia imaginar ou pensar, em termos das consequências que veriam posteriormente.

4-As mudanças podem não acontecer quando estamos na zona de conforto.No exercício pastoral as mudanças também ocorrem, elas acompanham o percurso histórico do pastor.Quando estamos na zona do conforto e achamos que estamos bem e que as bênçãos de Deus já se esgotaram, então a tendência natural é criarmos uma fortaleza a qual ninguém poderá destruir e nem chegar perto, permanecemos em sinal de alerta.Nesse caso o maior perigo reside nesse ponto, quando criamos a nossa fortaleza e nos escondemos nela. A razão principal é porque nos confinamos naquilo que consideramos ser nosso e de mais ninguém, agimos como se fossemos donos e não mordomos, fixamos a nossa mente a ideia de propriedade exclusiva.Uma outra causa é de natureza emocional, esta ligado ao medo, uma das fraquezas do ser humano é o medo. A tendência é mantermos os olhos bem abertos como que se alguém estivesse a espreita para apossar do que é nosso.Na verdade quando isso acontece perdemos a chance de experimentar o melhor de Deus em nossa vida.Na zona de conforto evitamos no máximo todo e qualquer tipo de mudança.Me lembro quando estava em Paul, fui contactado pelo superintendente, havia possibilidade da minha transferência para uma igreja que na época vivia uma situação delicada. Me senti pequeno diante da tal proposta do líder.Confesso que não queria deixar a igreja para a qual estava trabalhando, estava indo bem e gozava de uma boa aceitação da parte da comunidade. Pensei: ­Porque mudar se aqui estou bem?Me rendi a vontade da liderança e a direcção que Deus estava dando, confesso que as bênçãos foram bem maiores.Continuo acreditando que as bênçãos de Deus não esgotam em detrimento do tempo e nem do espaço.

Porque as mudanças devem acontecer?
Vejamos 5 dos principais motivos.

1-Porque Deus quer expandir a nossa visão.

2-Porque Ele quer nos abençoar e nos presentear com novas oportunidades.3

-Porque quer nos tirar da zona de conforto. Deus não quer que tenhamos as coisas como suporte supremo e sim Ele como nosso verdadeiro suporte.

4- Porque deseja nos levar a um nível mais profundo de relacionamento com ele.Ele disse ao povo do Egipto: "vos conduzirei ao deserto e vos atrairei a mim".Deus nos leva para fora da zona de conforto e nos fala ao coração. Jesus desfrutava dos momentos mais íntimos com o Pai quando saia fora da cidade. Foi no deserto um lugar sem protecção e sem nenhum tipo de conforto que ele teve uma das experiências mais profundas com pai.Rick Warrem conta que visitou uma grande igreja tinha sido convidado para fazer um estudo de avaliação. Constatou que a igreja era teologicamente sólida, mas não havia nada de relevância espiritual acontecendo ali. Todos os prédios já haviam sido pagos e os lideres da igreja haviam se tornado preguiçosos e litúrgicos.Eles estavam como o profeta Amós diria: "Relaxados em Sião", e a doença do relaxamento deles estava matando lentamente a igreja. (Pagina Do livro 97 uma igreja com propósitos Cap. 5)

5- Porque deseja transformar o nosso carácter, e afirmar a nossa personalidade.

Conclusão.
Deus é a nossa fonte e nele devemos confiar totalmente, só assim experimentaremos as delícias do seu amor e a sua grande provisão.

Escrito por Lino Magno.
Consulta bibliográfica: livro de actos Cap. 16:9, e pagina 97 do livro "Uma Igreja com Propósitos".

0 comentários:

Postar um comentário