Subscribe
Youtube
Heart
terça-feira, 27 de outubro de 2009

Como experimentar o melhor de Deus


"Porque para a conservação da vida, Deus me enviou diante da vossa face".
Gen 45. 8b

A vida de José nos traça uma trajectória impressionante, um jovem que conseguiu superar toda e qualquer adversidade que a vida lhe impôs.O percurso de José nos apresenta um cenário de sucessivas perdas:Abandono da família,Rejeição dos próprios irmãos,Tentativa de homicídio quando o colocaram dentro de uma cisterna vazia,Vendido como escravo,Tratado como se fosse um objecto comercial,Caluniado por uma mulher sem carácter,Injustiçado pelas autoridades policiais do Egipto.

Quando Deus tem um plano para a nossa vida ninguém impede.
A determinação dele é maior do que os intentos dos nossos adversários.É impossível lutar contra os propósitos de Deus. Os irmãos de José maquinaram:- Vamos destruir a vida do sonhador e impedir que os seus sonhos se concretizem.É tolice lutar contra Deus. Posso lhe assegurar uma coisa, Deus não vai permitir que os nossos inimigos morram antes de verem os nossos sonhos se realizarem. Eles vão testemunhar das grandezas de Deus com os seus próprios olhos.Não foi isso que aconteceu com os irmãos de José?Intentaram mata-lo e aniquila-lo completamente, entretanto Deus estava nos bastidores agindo. Houve sempre uma acção paralela na vida de José.Os homens agiam contra e Deus invertia sempre a situação.Infelizmente centenas de pessoas revestem do mesmo sentimento dos irmãos de José, Ciumentos, invejosos e cheios de malícia.Na história de Cabo Verde vários sonhadores perderam a vida, na América do norte foram assassinados dezenas de homens que sonharam com um pais diferente.Os sonhadores não têm vida longa, são alvos de inveja e maldade dos homens.Jesus foi o maior sonhador que a humanidade já conheceu, porém morreu aos 33 anos, sua vida foi um marco para a humanidade inteira.

Considerando as notas preliminares analisaremos 10 Atitudes que nos ajuda a experimentar o melhor de Deus.Tendo como pano de fundo o percurso histórico da vida de José.

1-Jose viveu sob a perspectiva de Deus.
Sua prioridade era fazer a vontade de Deus.Ele sabia que Deus não iria abandona-lo em nenhum momento.Conhecia os planos de Deus.

2- Sabia como vencer as adversidades.
Depois de tantas provações e tentações mesmo assim não desistia da caminhada.A meta dele era vencer.Muitos não conseguem experimentar o melhor de Deus porque reclamam demais e abandonam o desafio.Tudo que vale a pena tem um alto preço.José para chegar onde chegou teve que sofrer, em primeira instancia abandono da sua própria família. Algo que me chama atenção em José é o facto de não ter reclamado em nenhum momento. Ele tinha uma habilidade de ver as situações para além do contexto imediato, sabia o que o futuro lhe reservava.

3-Ele soube trilhar o caminho do sofrimento.
"A cruz precede a coroa".Jesus trilhou o caminho do sofrimento para depois vencer a morte e ao terceiro dia ressuscitar.Se não incluirmos o sofrimento na agenda da nossa vida não estaremos preparados para recebermos de Deus alguma coisa que vale mesmo a pena.Todos os sonhadores sofrem, quem não estiver preparado para sofrer não estará preparada para viver.Jó é um exemplo clássico de sofrimento, estudou na faculdade de graduação na área de sofrimento e passou com nota 10. Depois de tudo alcançou a vitoria.

4-conseguiu preservar a sua fé em tempos de crises.
Quando penso em José vem em minha mente a sua capacidade emocional em enfrentar os problemas sem se machucar.É um exemplo de saúde emocional e espiritual.José nos ensina que momentos difíceis não devem constituir um incentivo para refugiarmos em imoralidades e coisas semelhantes.Em nenhum momento José perdeu a noção do perigo, se manteve sempre atento.Era um jovem livre por dentro. "Somente seremos livres por fora se o formos por dentro".

5- Esperou o tempo de Deus.
José deixou que Deus cuidasse dos seus problemas, não precisou fazer a famosa "cura interior" que algumas igrejas evangélicas tanto ensinam. Antes entregou tudo nas mãos de Deus e esperou pelo tempo dele.

6-Acreditou que o melhor de Deus ainda viria.
A bíblia nos fala de um José confiante do poder de Deus e na sua provisão.Sua relação com Deus era forte e profunda, por isso não se sentia frustrado e nem desamparado. Tinha uma visão ampla do carácter de Deus e da sua justiça.

7-Aceitou os momentos difíceis como um trampolim para o sucesso.
Todos os vencedores viveram momentos difíceis e turbulentos, incluíram as dificuldades em suas agendas, e obtiveram a vitoria.Quem não estiver preparado para momentos difíceis não estará preparado para ser um vencedor. José passou em todos os testes com notas altíssimas, estudou uma das disciplinas mais difíceis da vida, aprender sofrer e saber viver.Quando alimentamos a ilusão de que tudo vai dar certo é perigoso, quando fixamos em nossa mente que tudo será mil maravilhas é mais perigo ainda, é preciso mantermos o devido equilíbrio, caso contrario nos frustramos.Um dos piores inimigos do ser humano é sua própria ilusão.

8-Acreditou no agir de Deus nos bastidores da situação.
Por isso José em nenhum momento perdeu o ânimo e o seu foco principal.Por mais que a situação se agravasse, acreditava mais ainda que Deus estava agindo com poder e gloria. Tarde ou cedo chegaria sua vez.

9-administrou todos os problemas sem sofrer transtornos emocionais.
Hoje em dia as doenças que mais afectam a nossa sociedade são a depressão e a síndrome do pânico. Vivemos num mundo supostamente sofisticado mas ao mesmo tempo pobre de valores, Tais como a coragem, determinação e honestidade etc. Ao que a bíblia nos expõe José não passou por nenhum tratamento psicológico, não precisou passar por sessões de hipnose e nem terapêuticas. Conseguiu administrar todos os seus problemas sem se machucar emocionalmente.

10-Em nenhum momento quis agir por conta própria.
Entregou tudo á justiça divina!No momento que José tinha tudo em suas mãos para "dar o troco" e agir com a mesma "moeda", inverteu o sentido da situação e agiu como um homem de grande estatura Espiritual. Antes José tinha a situação fora do seu controle agora ele tem em suas mãos, o poder de decidir o destino dos "traidores". Cap:45.4

Não se esqueça caro amigo, a vingança cabe aos pobres de alma e pessoas sem estatura espiritual.A maior dadiva que José deu aos irmãos, foi o seu perdão.

Conclusão
Podemos experimentar o melhor de Deus em nossa vida, seguindo os passos de José.

Escrito por Lino Magno.
Consulta bibliográfica. Livro de Géneses Cap. 37-45.

0 comentários:

Postar um comentário