Texto bíblico Lucas 15:11-32
Toda a escolha tem a sua consequência.
Somos livres para escolher mas não o somos relativamente ás consequências. Elas virão como resultados e não como causas.O contexto fulcral da parábola está em causa duas nações representadas pelos dois filhos. O mais velho representa a nação judaica e o mais jovem representa a nação gentílica (pagã). O mais velho é o herdeiro da promessa, como foi a nação judaica, mesmo assim não se arrependeram, enquanto que o evangelho chegou aos gentios e os mesmos se integraram na promessa dada a Abraão.
As consequenciais da escolha do filho mais jovem.Versículo 14: relata-nos a incapacidade do filho em administrar o seu dinheiro:Gastou tudo que tinha.Uma grande fome assolou a nação onde ele estava.Começou a passar extrema necessidadeAs escolhas que fazemos determinam os resultados que queremos ter.As consequências virão quer queiramos quer não.
Reflectiremos sobre dois princípios importantes:
O primeiro principio
Caindo em si. Vs. 17
O autor está querendo nos dizer que o filho mais jovem parou para analisar e avaliar a sua própria situação.Nunca é tarde para refazermos a nossa vida e vivermos uma nova fase.Apagarmos as páginas passadas e reescrevermos uma nova historia.
Segundo Principio
Mudança de atitude.
"Levantar-me-ei e irei ter com o meu pai".Ele não se fez de vítima, estava certo da sua decisão errada e que precisava pedirperdão ao pai.Um dos grandes fracassos de muitas pessoas é quando não assumem seus errose se fazem de vitimas.
Alguns passos para a mudança:
Assumir o erroTrilhar o caminho do arrependimento
Buscar o perdão.
O filho mais jovem reestruturou sua vida, voltou a sua posição de antes.
A história do filho pródigo ficaria incompleta se não considerássemos a atitude do filho mais velho.O filho mais velho escolheu o caminho da inveja e do ciúme.Estava dentro de casa, tinha tudo ao seu dispor, versículo 29Ficou em casa com o pai e tinha tudo para crescer, mais isso não aconteceu.O filho mais velho representa todos aqueles que estão dentro da igreja e não crescem espiritualmente, passam anos e anos sem sofrerem nenhuma mudança. Cheios de inveja e rebeldes á vontade de Deus.Não se contentam com o sucesso dos outros, e vivem numa constante insatisfação interior.São apenas religiosos.Cumprem todos os rituais da igreja e aparentam uma postura piedosa mas não passam de crentes sem carácter e sem santidade.Não existe cristianismo sem amor.
Conclusão
Deus nos dá a chance de reestruturarmos a nossa vida,
Reescrevermos a nossa história.
Por Lino Magno.

0 comentários:
Postar um comentário