Subscribe
Youtube
Heart
domingo, 25 de outubro de 2009

A trajectória da Vida Cristã


Autoria:
Durante aproximadamente mil e duzentos anos (entre o ano 400 e 1600 d.C.), esse verdadeiro tratado teológico aos hebreus (judeus) foi chamado de "Epístola de Paulo aos Hebreus", muito embora a igreja primitiva nunca houvesse lhe atribuído tal autoria. Orígenes, um dos pais da igreja do terceiro século costumava dizer: "somente Deus sabe quem escreveu Hebreus".A primeira edição britânica da Bíblia King James, em 1611, assim como tradução posteriores para outras línguas, incluindo a portuguesa, ainda abriam o livro de Hebreus com esse título. Com a Reforma, entretanto, análise exegéticas mais aprofundadas começaram a ser implementadas; e com as grandiosas descobertas bíblico-arqueológicas, ocorridas especialmente nos séculos XIX e XX, convencionou-se entre os biblistas de todo o mundo que o mais correcto seria manter o mistério, que os próprios originais fazem, em relação à autoria dessa obra.

Propósito:
Muito mais fácil de determinar do que a autoria de Hebreus, mas não menos difícil de compreender em toda a sua amplitude, são os propósitos e o conteúdo temático desta carta endereçada especialmente aos Judeus (Hebreus) convertidos a Cristo, que faziam parte da igreja na Itália (13:24; Romanos 15:26), mas que estavam sendo tentados a voltar aos rudimentos da lei do Judaísmo místico.Alguns mestres Judeus estavam pregando uma doutrina herética que não combatia directamente a mensagem cristã, mas provocava judaizar o evangelho (Gálatas 2:14; Atos 6:7).Portanto o tema central de Hebreus é a supremacia suficiência de Cristo, completando e ultrapassando em muito a revelação preliminar e limitada concedida aos homens por meio do A. T.Segundo vários exegetas estudiosos dos manuscritos gregos de Hebreus, esta carta poderia também ser designada como "O livro do melhor" as expressões que significam "melhor" e "superior" aparecem mais de quinze vezes no texto original da obra.Hebreus começa com tese, prossegue como sermão e conclui como carta. A revelação de Deus é concedida em dois estágios: Através dos profetas do A.T. e por meio de Cristo no N.T. Hebreus 1:1

Capítulo 12 representa um grande desafio para igreja Cristã e para cada crente em particular.Pretendemos destacar alguns princípios fundamentais para a nossa vida cristã e o nosso caminhar com Deus.

Observemos:
O Autor começa com o termo "Portanto", é curioso saber que o autor começa com esse termo. Significa que o "Portanto" indica algo que veio antes. Significa que entenderemos melhor o "Portanto" se voltarmos a traz. Nesse caso o capítulo 11 está intrinsecamente ligado ao capítulo 12. Por isso o autor aos Hebreus usa duas palavras que reforçam este argumento, "Estamos Rodeados" V: 1 e ainda por tão grande nuvem de testemunhas. (Marturus)

A vida cristã é feita de exemplo, Vencedores, Heróis, referências, história, fundamento e alicerce.

A expressão grega original Marturus, que originou a nossa palavra "Mártir" significa "Testemunhas"

O autor usa o termo "Desembaraçar" isso significa que é necessário consagração e uma busca pela excelência. Superando os nossos limites, vencendo o pecado e ter Jesus como prioridade e exemplo final. O termo "Correr com perseverança a Corrida" é uma alusão a corrida olímpica de longa distância (Antigo desporto Grego, no qual os atletas deveriam vencer cerca de 42 km que ligava a Cidade de Maratona a Atenas).

Nosso objectivo supremo:
Ter Jesus como pessoa central em nossa vida e um olhar inabalável. V: 2·

- Suportou a cruz, significa que ele pagou um alto preço, venceu o pior martírio.·
- Assentou-se a direita do trono de Deus, significa que Jesus completou a sua missão e está no lugar de honra.

Conclusão:
Considerando profundamente sobre o capítulo 12 e a sua mensagem nos resta assumirmos uma atitude e um comportamento de mudança. Pois Cristo é o melhor e merece o nosso melhor.

Por: Lino Magno.

0 comentários:

Postar um comentário