Subscribe
Youtube
Heart
domingo, 25 de outubro de 2009

Quando Deus parece Distante.


TEXTO BÍBLICO:
SALMOS 42:1-3; ISÍAS 8:17

INTRODUÇÃO:
Será que você continuará a amar, confiar, obedecer e adorar a Deus, mesmo quando não sente a sua presença, nem há evidência visível da acção divina em sua vida?

I. Quando você é um cristão-novo, Deus lhe dá muitas emoções comprovativas e frequentemente responde às orações mais imaturas e egoístas. Tudo para que você saiba que ele existe, mas à medida que você cresce na fé ele irá emancipa-lo dessa dependência.

A- Deus quer que você sinta a sua presença. Porém ele está mais interessado que você confie, e não tanto que o sinta.

B- Nos dias de hoje o erro mais comum que os cristãos cometem ao adorar a Deus é buscar uma experiência em vez de buscar a Deus. Eles buscam sensações e se elas ocorrem, concluem que foram bem sucedidos em adorar. Errado! Na realidade Deus em geral afasta as nossas sensações para não dependermos delas.

II. Philip Yancey observou sabiamente: "Todo relacionamento com Deus, por mais íntimo que seja, o pêndulo vai oscilar de um lado para o outro.” É ai que a adoração fica difícil.

A- Para amadurecer a amizade, Deus irá testa-lo com períodos de aparente separação.
B- Épocas em que se tem o sentimento de que Deus nos abandonou ou esqueceu.
C- Tem-se a impressão de que Deus esta a quilómetros de distancia. João da Cruz se referiu a esses dias de seca espiritual, duvida e distanciamento de Deus como "a noite escura da alma". Henri Nouwen chamou-os de "o ministério da ausência", A. W. Tozer chamou-os de"o ministério da noite".
D- As situações que mais põe a prova a sua fé são aquelas em que a vida desanda e Deus não pode ser achado. Isso aconteceu com Jó.

III. Diga a Deus exactamente como você se sente.

A- Derrame seu coração perante ele.
B- Descarregue todos os seus sentimentos.
C- Jó fez isso quando disse: " Por isso não posso ficar calado. Estou aflito e tenho de falar. Preciso me queixar, pois o meu coração está cheio de amargura".
D- Deus pode lidar com suas incertezas, sua raiva, seu sentimento, sua confusão, e suas indagações.

IV. Concentre-se em que Deus é – sua natureza imutável

A- Independentemente das circunstancias e de como se sente, apenas apegue-se ao carácter imutável de Deus.
B- Lembre-se daquilo que é eternamente e verdadeiro a respeito de Deus: Ele é bom, ele me ama, está comigo. Sabe o que esta passando comigo, ele se importa e tem um bom plano para minha vida.

V. Raymond Edman disse: "nunca duvide na escuridão do que Deus lhe disse na luz".V. Lembre-se do que Deus já fez por você.O maior feito e a maior dádiva foi a morte, ressurreição e salvação em Cristo Jesus.

Conclusão:
Deus está sempre connosco, em todas e quaisquer situações.

Por: Lino Magno.

0 comentários:

Postar um comentário