Subscribe
Youtube
Heart
terça-feira, 27 de outubro de 2009

Seminário versado ao tema: A Depressão. Parte 2


Estudaremos 4 tipos principais

1. A depressão Reactiva:Algumas vezes chamada de exógena, por exemplo é uma reacção a uma perda real ou imaginária, ou qualquer outro trauma na vida.

2. A depressão Endógena: parece surgir espontaneamente do intimo, sendo geralmente encontrada nos idosos.

3. A depressão Psicótica: envolve desespero intenso e atitudes auto destrutivas, geralmente acompanhadas de alucinações e perda de contacto com a realidade.

4. A depressão Neurótica: mescla-se com níveis elevados de ansiedade.Alguns níveis de depressão são crónicas e de longa duração e resistentes ao tratamento. Outras são agudas, intensas, mas de curta duração e quase sempre se corrigem sozinhas.Causas Da Depressão:

Ainda que não se sabe ao certo todas as causas da depressão, algumas são bem conhecidas.

1. Enfermidade Prolongada. Por exemplo VIH SIDA, pessoas que sofrem de câncer, etc.
2. Esgotamento físico ou emocional. Causado por algum stress ou situações da vida.
3. Perda de um ente querido.
4 A ruptura de um romance.
5. Rejeição por parte de pessoas queridas ou separação matrimonial.
6. Entre todas as experiências traumáticas que as pessoas enfrentam na vida, parece que a pior é a perda do companheiro da vida causado pela morte, especialmente se o casal for de idade avançada.
7. Factores genéticos. Herança familiar. Não é determinante… a pessoa traz consigo alguma predisposição á depressão. (É discutível essa causa)
8. Normalmente as mulheres sofrem de crise depressiva pouco depois de darem á luz um filho, ou no período da menopausa, e necessitam da compreensão e atenção especial dos seus maridos. Á anemia regra geral, vem acompanhada de depressão.
9. A falta de auto-estima.
Segundo os psicólogos evangélicos Frank Minirth e Paul Meier, as raízes da maioria dos casos de depressão são a ira e a hostilidade acumuladas contra a própria pessoa, e os rancores guardados no coração. Algumas pessoas tem medo de expressar sua ira e a reprimem, porém a ira reprimida pode dirigir-se contra o próprio individuo.Em outros casos, a pessoa guarda rancor contra os indivíduos que a ofenderam.Os neurotransmissores que flutuam na sinapse entre duas células dos nervos, e isto tem como consequência a depressão. Cientistas descobriram que a ira acumulada tende a esgotar forças vitais no cérebro. (Um dos segredos da vida é amar)
10- A solidão.
Todos os seres humanos necessitam de amigos íntimos com os quais possam partilhar sua vida. Lincoln era uma pessoa propensa a depressão, e sofreu muitas desilusões. Em um determinado ponto de sua vida pensou no suicídio como saída. Mas preferiu superar sua depressão e ser feliz. Conseguiu a paz interior e a felicidade durante os últimos anos de sua vida.Vencer a depressão é uma decisão própria da pessoa, como fez Lincoln.

O depressivo manipulador.
Ás vezes a pessoa deprimida usa depressão para manipular outras, seu estado chama atenção, é uma desculpa para evitar a responsabilidade, é um meio de atrair atenção para si. De um modo especial, algumas mulheres recorrem a este estratagema.

Salmo 42:5 "Porque estas abatida ó minha alma? Espera em Deus pois ainda o louvarei". Conta-se que em certa ocasião Martinho Lutero ficou deprimido e recusou-se a ser encorajado. Sua esposa vestiu-se de luto, ao vê-la assim o reformador lhe perguntou: Quem morreu? Respondeu-lhe Catarina, "Deus". Ele percebeu imediatamente quão absurdo estava sendo sua atitude, e o seu estado de animo entusiasta e optimista voltou outra vez.

Elaborado por Lino Magno.
Bibliografia: "O Pastor como Conselheiro" e "Aconselhamento Cristão".

0 comentários:

Postar um comentário