Subscribe
Youtube
Heart
terça-feira, 27 de outubro de 2009

Seminário versado ao tema a Depressão - parte 3


Assunto:
Como ajudar as pessoas vítimas da depressão.

1 - A família representa uma base fundamental no processo de apoio ao deprimido.
Os deprimidos necessitam de apoio e de ajuda. Muitos isolam e rejeitam os amigos, quando mais necessitam deles. Normalmente os familiares dos deprimidos, ignorantes da natureza do estado deles, perdem a paciência. Por isso, quando o deprimido mais necessita da compreensão e do amor dos demais, sente-se ferido pelas criticas e pela falta de amor, e isso complica ainda mais o seu estado. Não obstante, quando ele mergulha em si mesmo, teme ficar sozinho. Não entende a si mesmo e se prejudica.

2 - Compreensão e não pena.É um erro pensar ser possível animar o deprimido sendo jovial com ele.
A pessoa que se torna muito alegre e brincalhona, somente irrita o deprimido. Tão pouco convêm critica-lo por estar deprimido, ele necessita do máximo de compreensão. O pastor deve escutar com paciência o que o deprimido diz, mas não convém condoer-se dele. Não há dúvida de que a compaixão e a compreensão são apropriadas, mas os deprimidos já tiveram excessiva comiseração deles mesmos.Se o aconselhado demonstrar pena, estará aumentando a auto compaixão da pessoa, e tenderá a leva-la a afundar mais na depressão.

3 -Falar da realidade da situação existente.
Apontar o que está ocorrendo realmente com ele. É preciso que o aconselhado compreenda os factores pelos quais ele está sofrendo a depressão. Em seguida, o pastor pode ajuda-lo a descobrir uma solução e executa-la.

Um modelo de como orientar o deprimido baseado na situação do profeta Elias. 1 Reis 19.Primeiro temos o profeta desiludido e desejava morrer.Como Deus curou o desânimo do profeta?Providenciou o que ele necessitava fisicamente. Depois de um tremendo estimulo espiritual recebido no monte Carmelo, e dos 25 k que ele percorreu no caminho até Jezreel, era natural que um abatimento físico e emocional se apoderasse dele.Por isso o deixou dormir e em seguida lhe enviou um anjo com comida.Não o censurou nem o obrigou a tomar uma decisão.Alguns deprimidos necessitam, mais do que qualquer outra coisa, descansar e recuperar suas forças e sua saúde. Não estão em condição de tomar uma decisão importante.Deus esclareceu a visão de Elias sobre a sua situação, o que contribuiu para desfazer seus pensamentos negativos.Primeiro, fez com que ele trouxesse á luz seus sentimentos e deste modo deu-lhe oportunidade de ver-se a si mesmo. No poço do desânimo, falando em sentido figurado, o Senhor formulou-lhe perguntas perscrutadoras.O que fazes aqui Elias? Da mesma maneira, o deprimido deve fazer um inventário de sua situação. Por que estou no poço do desanimo? O que estou fazendo para sair de depressão?A resposta de Elias revela que ele estava com pena de si mesmo. O profeta se queixou que apesar de todo o seu fervor por Deus, ele se encontrava sozinho, esquecido, exilado de seus pais. Parecia que o reino de Deus estava por si acabar, que só ele era fiel, e que sua situação era insuportável.Deus fez com que Elias soubesse que realmente ele não era o único que sofria perseguição e que permanecia fiel. Elias não estava sozinho, nem a verdade e a fé morreriam com ele. Tinham ficado sete mil fiéis que não haviam dobrado o joelho perante Baal. Deus ainda estava vivo e seu reino continuaria.O deprimido normalmente pensa que seu caso é único, e que ele é o mais desgraçado de todos os mortais.Deus fez com que Elias desviasse os olhos de si mesmo e deu-lhe trabalho para fazer.Cofiou-lhe uma tarefa.

4 - Conduzir o deprimido a entender o seu valor. Leva-lo a entender que a estrada ainda continua e nada está perdido.

5 - Mudança de ambiente. Modificação das rotinas.Por exemplo se uma pessoa que trabalha muito, aconselha-o a tirar umas ferias.Quatro maneiras de como evitar a depressão:

1- Confiança em Deus
2- Espere o desânimo. Quando somos suficientes realistas para contar como sofrimento e bastante informados para saber que Deus esta sempre noControle, podemos então tratar melhor do desânimo e evitar cair emDepressão profunda.
3- Aprenda tratar com a ira e a culpa.
4- Aprenda a enfrentar os pensamentos

Elaborado por Lino Magno - Pr.
Consultas bibliográficas:Aconselhamento Cristão p.82 Autor: Gary R. CollinsPastor como conselheiro p.262–264 Autor: Paul Hoff

0 comentários:

Postar um comentário