Subscribe
Youtube
Heart
domingo, 25 de outubro de 2009

Rompendo com o passado


Texto Bíblico:
Lamentações 3: 20
"Quero trazer á memória o que me pode dar esperança"

Introdução
Jeremias revela-nos o quanto é importante olharmos para o passado não como prisioneiros dele e sim como vencedores.Não podemos achar que a nossa vida se tornou uma cova aberta ou uma sepultura. Nossos sonhos ainda não acabaram por causa de um passado não resolvido, ainda existe uma porta que se abre e um céu que se estende ate a terra, não é o fim da linha ainda, o caminho continua.O escritor do livro de Esdras abre para nós essa dimensão de perspectivas novas e um horizonte de esperança profícua.

Gostaria de compartilhar esta mensagem consigo caro leitor,Desejo que a revelação do texto escrito pelo profeta Jeremias no seu terceiro capitulo possa lhe servir de instrumento ao seu viver em todos os sentidos.

Consideremos os seguintes pontos:

Primeiro
Muitas vezes a nossa mente está tão confinada ao passado, aos acontecimentos e ás situações que nos marcaram, que não conseguimos desvincular de nenhuma forma.Alguém disse: "Nós somos produto do passado mas não podemos ser prisioneiros dele".Jeremias viveu situações de grande tensão emocional, profetizou 40 anos ao povo de Israel e não viu nenhum resultado. Pior ainda é que o mesmo profeta escrevendo o seu livro de lamentações chora e lamenta a situação do povo que acabou indo para o cativeiro.

Segundo
As palavras de Jeremias no seu terceiro capitulo são animadoras, ao mesmo tempo injectam esperança e motivação para aqueles que porventura vivem aprisionados pelo passado. O profeta dá um grito de desespero e olha para além do seu passado triste e lamentável e fala-nos de esperança. "Quero trazer á memória o que me pode dar esperança".

Terceiro
As forças do passado muitas vezes falam mais alto do que a própria realidade que vivemos no presente, muitos convertidos chegam a igreja com atitudes que apresentam um quadro nítido de desequilíbrio emocional, familiar e dentre outros.Entretanto se exige do convertido um nível espiritual saudável e de santidade, ao passo que a mudança apenas está começando, essa ideia de mudança instantânea é preciso ser revista e pensada com cuidado.Fácil é sair do mundo, o difícil é tirar o mundo do coração.O que fazer com dezenas de convertidos na igreja que trazem sobre si recalcamentos profundos. Será que temos que ter ou montar uma boa estrutura de clínica pastoral para ajudar essas pessoas? Será que temos que preparar os leigos para atender essa demanda ou então será que temos que contar com os conselheiros cristãos que existem na igreja?Romper com o passado requer força de vontade e desejo de querer mudar, requer atitude e um posicionamento espiritual equilibrado, requer ajuda do Espírito Santo e uma relação de busca pela santidade.

Conclusão
Temos um clássico exemplo de uma pessoa que soube romper com o passado e projectar o futuro. Estamos falando do "Filho Pródigo", esse jovem viveu momentos de dores por uma decisão impensada, mas chegou um momento na sua vida que rasgou o passado e foi em direcção a uma nova vida.Quando não rompemos com passado, perdemos a visão do futuro. Deus tem ainda um futuro promissor e uma vida de vitória para aqueles que porventura estão caídos e prostrados sem perspectivas.


Por: Lino Magno.

0 comentários:

Postar um comentário