INTRODUÇÃO
Todos nós estamos sujeitos a passarmos por problemas familiares, de uma forma ou de outra. Os problemas surgem por motivos diversos, conflitos entre o casal, incompatibilidade de todas as ordens, favoritismo em relação aos filhos, falta de uma comunicação saudável, etc.
Em Gen. 21:8-21, Abraão vive uma cena que evidencia um conflito de ordem familiar, não pretendo fazer uma reflexão sobre o assunto, nesta passagem, minha intenção é discorrer sobre a vida de Agar, e como ela conseguiu superar os problemas que a mesma enfrentou no deserto, quando foi expulsa de casa por motivos que nós conhecemos.
A narração histórica feita por Moisés, relata-nos que Agar era apenas uma serva de Abraão.Sara estava impossibilitada de ter filhos, pela lei de Moisés, era possível nesse caso particular, o marido tomar uma outra mulher, como Agar por exemplo, era uma concubina. Abraão podia recorrer a essa alternativa.É interessante saber que Deus tem sempre uma alternativa para os seus filhos queridos.Pensa comigo, Agar conseguiu engravidar e ter um filho, Sara também conseguiu ter um filho na velhice. Como você pode ver a historia nos relata que Ismael tinha um comportamento irónico, esse comportamento desagradou a Sara, a situação provocou um conflito familiar tão forte que Sara tomou uma decisão radical. Não vou entrar em detalhe sobre a ordem de autoridade que Deus concedeu á família. Abraão era líder familiar, entretanto transferiu a responsabilidade á sua esposa Sara. Quando não assumimos a nossa responsabilidade como líder em qualquer área de nossa vida, quase sempre perdemos e os resultados podem ser desastrosos.
Vamos ao que nos interessa:
Agar foi expulsa de casa, e caminha pelo deserto sem saber o que há de lhe acontecer.Não sei como você avalia o comportamento de Sara, numa análise rápida, puramente humana, a atitude de Sara pode ter vários julgamentos e até maldosos. A boa noticia é compreendermos que
NEM SEMPRE O QUE PARECE PERDIDO AOS NOSSOS OLHOS ESTÁ REALMENTE PERDIDO.É preciso encontrar algumas "Sara" na nossa vida para nos expulsar do lugar onde nós estamos. Agar estava num lugar de conforto e tranquilidade, tendo do bom e do melhor, certamente nunca tinha tido uma experiência pessoal com Deus.
Juntos podemos descobrir dês (10) lições importantes que Agar teve no Deserto quando foi expulsa de casa.
Vejamos:Ela aprendeu a ouvir a voz de Deus.Quando os nossos recursos acabam é ai que os de Deus se revelam de uma forma surpreendente.
1- Aprendeu a depender de Deus.
2- Aprendeu que no meio de tanta incerteza e dificuldade, Deus pode abrir uma porta surpresa.
3- Aprendeu que nem sempre tudo está perdido, a água acabou, Deus abriu seus olhos, e ela viu que bem perto havia um poço. Talvez Deus tenha algo tão perto de você e não consegues ver.
4- Aprendeu que nos momentos de aparente crise, Deus revela profundamente quem ele é.
5- Aprendeu que nas dificuldades, nos tornamos mais sensíveis a vós de Deus.
6- Aprendeu que Ismael, o filho da serva, também era alguém importante diante de Deus. Ás vezes os conflitos nos impedem de percebemos quem somos de facto diante de Deus.
7- Aprendeu que no deserto, algo pode faltar, mas Deus está sempre perto.
8- Aprendeu que o plano de Deus para Ismael se tornou mas evidente quando passou pelo deserto.
9- Aprendeu que Deus nunca tarda, mas sempre nos responde em tempo oportuno.
10- Aprendeu que Deus está sempre presente em qualquer circunstância de nossa vida.
Por: Lino Magno.
0 comentários:
Postar um comentário