Lucas 24:31
"Então se lhes abriram os olhos"...
O que fazer quando as nossas expectativas são frustradas?
Quando momentos que nunca esperávamos enfrentar assolam a nossa vida?
Quando os sonhos tão almejados se desabam como água a nossa frente?Quando a nossa única esperança se dilui?
O percurso dos dois discípulos no caminho de Emaus nos revela 4 das principais atitudes de uma pessoa com o sentimento de derrota. É importante salientar, o sentimento de derrota é aquele que não nos deixa progredir, que nos aprisiona e inibe o nosso potencial.
Vejamos:
1 - Ausência de perspectivas. Os discípulos estavam sem perspectivas a caminho de Emaus. Não tinham uma direcção definida, com a crucificação de Jesus e sua morte, perderam a noção da realidade, a questão fundamental tinha haver com o tipo de Messias que esperavam.Uma grande decepção sobreveio, o libertador esperado agora se encontra no túmulo!A nação judaica não esperava um Messias espiritual, pelo contrário esperava um Messias político e militar, ou seja, aquele que libertaria o povo sob o domínio do maior império da época, Roma.O caminho certo não era Emaus, e sim Jerusalém, o centro dos acontecimentos mais importantes da história cristã, a capital religiosa.Três dias depois da crucificação sem nenhum sinal da ressurreição tão falada por Jesus, o sonho dos discípulos de verem o Messias triunfando contra os romanos se foi, e agora sobrou apenas o caminho de Emaus, uma aldeia que ficava a 12 km de Jerusalém. É claro que Jesus já havia ressuscitado. Para os discípulos Ele ainda encontrava no túmulo.Quando estamos sem perspectivas perdemos a noção da realidade e não conseguimos projectar o futuro.Ficamos a mercê das circunstâncias, sem sonhos, sem esperança e os nossos olhos fechados.
2 - Duvida.Os discípulos caminhavam sem saber o que realmente estava acontecendo, Jesus estava caminhando e falando com eles, entretanto a dúvida era tão grande que não creram nas palavras anunciadas pelo grupo das mulheres que já tinham visto o sinal do ressurgido.O sentimento de derrota vem sempre acompanhado de dúvida e negativismo.Existem muitos crentes vivendo em dúvida constante, vivem dentro da igreja, participam nos programas, mas são apenas simples religiosos que não sabem o que é realmente um genuíno cristianismo.O secularismo aliado a um materialismo exacerbado paira sobre o povo de Deus, nuvens escuras perturbam a nossa mente e espírito, e a incerteza é cada vez maior.
3 - Excesso de preocupação.Quando confiamos em Deus e nos entregamos totalmente a Ele, nossa preocupação se torna como nada. Alguns teóricos da psicologia acreditam que vivemos a era da preocupação patológica. A sociedade moderna conjuga o verbo ter antes do ser.A busca pelo ter tem se tornado padrão de vida, para nós o povo de Deus, nosso padrão vai além disso.Os dois discípulos viveram esse sentimento, estavam tão preocupados que não se deram conta da presença de Jesus.Ele como o exímio conhecedor da psique humana já tinha alertado os discípulos a não se preocuparem com o dia de amanhã, Mateus 6:31
4 - Sentimento de frustração.É muito importante compreender o comportamento dos dois discípulos depois da morte de Cristo. Tudo parecia indo bem até a crucificação.Quando alimentamos falsas expectativas nos frustramos.Esperar algo que nunca vai acontecer é anteceder a nossa própria queda e frustração. (Messias Guerreiro)Os discípulos esperavam um Messias que nunca passaria pela cruz.
Conclusão.
Os discípulos experimentaram um novo fervor, se ergueram e venceram a derrota.Jesus apareceu e caminhou entre eles, expôs-lhes as escrituras, seus olhos se abriram. Lhes deu um novo sentido de vida, infundiu esperança, sonho e visão do futuro, restaurou o prazer e a alegria de viver.A luz da verdade e a sua eficácia é o caminho pelo qual todos nós temos que trilhar, quando isso acontecer toda a nossa vida sofrerá uma grande mudança.
Por: Lino Magno.

0 comentários:
Postar um comentário