Subscribe
Youtube
Heart
domingo, 25 de outubro de 2009

Pregação do Dr. Jorge de Barros.


Uma homenagem pessoal e gratidão ao Dr. Jorge de Barros pelo sermão que muito me edificou no retiro pastoral.
Aqui vai as principais anotações feitas por mim.Peço desculpas se conter algum erro de interpretação ou de qualquer outra natureza.

Actos 10: 9-16
Todos nós temos algo em comum com o texto apresentado, mudam-se os tempos, os anos, mas o panorama bíblico ministerial continua o mesmo.O conceito que temos do ministério pode produzir um efeito positivo ou negativo, a forma como vejo o ministério é importante.Pedro por sua vez tinha um conceito restrito do ministério, a prova disso é o confronto que se deu entre Ele e o Apostolo Paulo.Perguntaram para a formiga como comia o elefante, ela disse: Pouco a pouco. Pois o ministério é assim, se constrói passo a passo.Pedro sentiu fome porem subiu ao terraço para buscar a Deus em oração. Muitos de nós quando passamos por escassez e necessidade de algo esquecemos da fonte e até achamos que estamos sozinhos e caímos no que eu chamo de miopia pastoral, só eu fiquei.Pedro perante a fome e a necessidade da orientação de Deus, teve uma visão. "Viu o céu aberto e descendo um objecto como se fosse um grande lençol, o qual era baixado a terra pelas quatro pontas, contendo toda a sorte de quadrúpedes, répteis da terra, e aves do céu. E ouviu-se uma voz que dizia: levanta-te, Pedro mata e come. E Pedro responde: De modo nenhum, Senhor, porque jamais comi coisa alguma comum e imunda".
Enquanto Deus agia com pragmatismo Pedro agia com dogmatismo. (Nota minha)
O maior interesse de Deus é nos fazer conhecê-lo como ele é. (Nota minha)

Depois do Dr. Jorge de barros ter considerado essas notas preliminares destacou alguns pontos centrais do sermão.Gostaria com humildade partilhar as delícias da mensagem do mais célebre pregador que Deus e a igreja do nazareno já produziram. Me marcou e me edificou ricamente o sermão que vos apresentarei, não com todos os detalhes apresentados pelo pregador mas pelo menos farei o possível de destacar os mais importantes, nada como uma palavra iluminada pelo Espírito Santo, cai como um alento e nos revigora a alma.Ver o Dr. Jorge de Barros pregando é um privilégio, ao mesmo tempo produz um sentimento de que ainda preciso pagar um preço muito maior.Parabéns ao distrito pela feliz escolha de convidar o Dr. Barros como prelector principal. Meu agradecimento pessoal.

Vejamos os principais tópicos do sermão.

1- Não sejamos escravos da nossa teologia.
Pedro era um homem de convicção teológica firme, um judeu que jamais pensaria na possibilidade de comer animal imundo ou impuro, entretanto estava perante uma voz que lhe dizia: "mata e come".Romper com as "nossas verdades" e com aquilo que achamos ser correcto, requer coragem e maturidade. Do contrário não passamos de fanáticos e religiosos.

2- Cuidado com as barreiras que impomos ao povo.
Ouve uma grande discussão entre Paulo e Pedro por causa disso.Leis existem para manter a ordem e não para nos escravizar.Interpretação humana, barreira que nós próprios criamos.

3- Deus deu a Pedro uma Visão, podemos trocar a palavra visão por Lição.
Pastores que só sabem censurar.Temos a tendência a catalogar as coisas de Deus.Para Pedro do céu só viria algo que ele achava certo ou puro, tinha um conceito totalmente errado das verdades de Deus. Mesmo com uma visão vinda de Deus não era possível desfazer o conceito erróneo enraizado em sua mente.Como pode vir do céu algo que achamos que não é do céu?

4- Deus queria alargar o ministério de Pedro, mas ainda ele se limitava aos seus próprios conceitos e o que achava ser verdade.

5- Deus quis mudar a visão de Pedro, queria que visse o ordinário para depois experimentar o extraordinário.

6- Temos que ter cuidado para que Deus não recolha o lençol.
Por três vezes veio a voz e lhe disse: "mata e come".Pedro teve três oportunidades, Deus é paciente, mas existem oportunidades que nos concede as quais não podemos deixar passar.

7- Deus deu recursos ao apóstolo Pedro, Ele nunca falha e nem falhará.Até aqui nos tem ajudado, Ele nunca falha e nem falhará.Temos que seguir a experiência da embalagem, se hoje foi fiel vai continuar a sê-lo até ao fim.

Conclusão:
Deus quer alargar o nosso ministério, através de uma experiência profunda com ele.Quebrar nossos paradigmas e construir uma visão espiritual equilibrada e saudável para honra e glória do seu nome.

Anotações feitas por: Lino Magno.
Mensagem do Dr. Jorge de Barros.

0 comentários:

Postar um comentário