Subscribe
Youtube
Heart
terça-feira, 27 de outubro de 2009

O verdadeiro Terapeuta.


"Laços de morte me cercaram e angústias do inferno se apoderaram de mim".


Salmo 116


Na manha de terça-feira ao meditar no salmo 116 descobri nele a fonte do amor de Deus e o seu cuidado constante. O Salmo 116 possui um carácter diferente dos demais. No meio de um grupo de salmos que convida todos a louvar a Deus, aparece um testemunho individual. O salmista fala-nos da sua experiência pessoal com Deus e sua vitória a despeito das lutas e momentos de grandes turbulências.Vs 2. Nos relata o perfil do sofrimento do salmista.


"Laços de morte me cercaram", provavelmente vivia uma situação de morte iminente."Angústias do inferno se apoderaram de mim"."Tribulação e tristeza". Possivelmente por causa de uma enfermidade grave.


É maravilhoso descobrir que a bíblia é a fonte inesgotável de inspiração e revelação. Nos momentos mais sombrios Deus se revela com poder e misericórdia.Uma das funções de um psicólogo é ouvir atentamente o paciente e dar-lhe as orientações necessárias para que o mesmo se sinta livre dos seus problemas.É claro que nem sempre o paciente sai de uma sessão de terapia curado, ás vezes a situação do paciente se agrava ainda mais.O capítulo de salmo 116 é maravilhoso. O vejo em analogia á uma sessão de terapia em que o paciente se apresenta ao terapeuta, e lhe expõe os seus temores, ansiedades, perturbações e todo o tipo de problema que lhe afecta.


Entretanto o relato do salmo 116, nos apresenta o carácter de um terapeuta bem diferente.


1- Ele é especialista em ouvir os sofrimentos dos aflitos, memo quando a situação é de um nível agudo. Vs 1. "Ele ouve as minhas suplicas" disse o salmista.Vivemos num mundo em que ouvir o outro não é mais uma atitude tão frequente como no passado, a busca pelo ter assumiu o lugar da busca pelo ser. O secularismo tem assumido uma proporção gigantesca, o mais importante hoje não é o que sou e sim o que eu tenho. A sinceridade e a confiança mútua são valores que estão em extinção.O melhor presente que podemos dar a alguém é o nosso tempo.É preciso dizer também que escolhemos a quem ouvir, ou seja, agimos discriminadamente, se for uma pessoa socialmente bem posicionada a nossa atenção é muito maior do que quando se trata de alguém sem prestigio.


2- Deus nos ouve independentemente de quem somos ou como somos.

Sua atenção é maior ainda quando se trata de alguém menos favorecido.Os critérios de Deus são estabelecidos por valores opostos aos do homem.


3-Deus sempre nos ouve em qualquer situação.


4-Deus nos ouve gratuitamente, ao contrário de um terapeuta profissional.


5-Ele é o verdadeiro terapeuta.


6- Conhece por inteiro a alma humana e os seus sofrimentos.


7- Ele não é um ouvinte passivo, responde positivamente os anseios mais profundos do ser humano.


8-Não há necessidade de marcar a consulta, Ele está disponível a qualquer momento.


9-Ele não faz julgamentos preconcebidos.


As expressões no Vs. 3 Nos mostra a dimensão do problema pelo qual estava passando o salmista.Vs.4 começa com a palavra "Então".Quando compreendermos que Deus pode nos ouvir e responder nossos anseios mais gritantes da alma, passaremos a viver numa dimensão de vida muito mais segura e confiante.Disse o salmista:"Então clamei ao Senhor".O ápice do sofrimento de alguém é quando a tristeza invade a sua alma e a insegurança abala o seu mundo interior.A sensação é que o seu mundo desabou, perdeu o chão e a visão do horizonte se tornou negra.Já alguns dias, falei com um amigo.Me contou a situação que viveu quando perdeu um grande irmão, sua vida mudou completamente, suas emoções sofreram choques profundos, sua mente parece que deixou de processar imagens positivas ao cérebro e sua personalidade foi afectada por muitos dias, provocando resultados inesperados.Quando se deu conta da situação buscou a solução e o amparo em Deus, sua alma começou a voar nas asas do Espírito Santo, suas emoções começaram a processar imagens de alegria e paz interior, sua vida assumiu um novo vigor.Deus é maravilhoso, ele nos ouve quando menos esperamos.Nunca nos deixa desamparados.O salmo 116 é uma fonte inesgotável de vigor e vida espiritual, quando o sofrimento nos abate, o salmista nos ajuda a olhar para Deus e nele encontrar a paz interior e a alegria que necessitávamos.

Mensagem Devocional - Mosteiros
Por: Lino Magno.

0 comentários:

Postar um comentário